Páginas

7 de mar. de 2011

Quem é satanás e o que ele pode fazer.


Satanás é uma criatura, que embora tendo poder, não tem o mesmo poder que Deus e está limitado. Há algumas coisas, no entanto, que Satanás pode fazer e que precisamos estar atentos para não sermos enganados por ele, lembrando sempre que ele é mentiroso e caluniador.

Satanás pode se transformar em anjo de luz. (2 Corintios 11:14-15). Ele, em algumas situações, pode apresentar-se como enviado de Deus, isto é, ele se disfarça e assume atitudes próprias de quem é bom e direito. Isso se mostra na existência de falsos pregadores, que sendo desonestos em seus motivos e ações, sendo enganadores (fraudulentos), sendo na verdade servos (ministros) de Satanás, enganam também a outros. Isso nos mostra que devemos ter cautela antes de aceitar qualquer pessoa que surja pregando, ensinando, proclamando ter poder para fazer isso ou aquilo. Não é o fato de alguém proferir o nome de Jesus, de dizer fazer maravilhas, curar em seu nome que lhe dá o selo da autenticidade (Mateus 7:22-23). Satanás pode iludir até mesmo usando o cristianismo, usando o nome de Cristo, por isso precisamos de cautela antes seguir um novo pregador, uma nova idéia, uma outra visão do evangelho. É preciso cuidado pois pode-se estar sendo enganado por Satanás disfarçado em anjo de luz.

Satanás pode enganar. Ele é mentiroso desde o princípio (João 8: 44); ele enganou o primeiro casal, e continua enganando as pessoas. Como ele engana? Levando alguns a pensarem que ele não existe; fazendo com que outros pensem que ele não é um ser maligno, mas uma mera influência ou algo inerente ao ser humano. Ele também engana através das adivinhações do futuro, através do ocultismo, da consulta aos mortos. Tudo parece bom, parece levar para a prática do bem, parece levar para a tranquilidade emocional, mas a Bíblia deixa bem claro que o fim de todas as pessoas que se deixam enganar desta forma é a condenação (Apostolo 21: 8 ; 22.15), pois tudo o que está relacionado com o ocultismo, com a adivinhação é feitiçaria.

Satanás pode arrancar a Palavra de Deus de nossos corações para que não a entendamos e não vivamos de acordo com ela (Marcos 4:15).E ele sabe que a Palavra de Deus nos faz ter como resistir a ele, como reconhecer as suas armadilhas, as suas mentiras e não sermos conduzidos por ele. Assim, como ele quer escravizar, ele arranca a verdade das Sagradas Escrituras afirmando ter sido escrita por homens, que papel aceita qualquer coisa, que seus ensinamentos são passados, que só fazem colocar culpa nas pessoas. Essa é a voz da serpente. Na verdade, a Bíblia nos conduz a liberdade: liberdade para não fazer o mal, liberdade para fazer o bem, liberdade para agradar a Deus, liberdade para mostrar compaixão sem esperar nada em troca.

Satanás pode nos acusar diante da nossa consciência. Ele faz com que julguemos que Deus não nos perdoou ou não nos perdoará. Muitas vezes faz com que julguemos estar em nós a força para vencer o pecado e quanto mais nos esforçamos, mais falhamos e cada vez mais ele nos acusa. Para vencer as acusações de Satanás diante da nossa consciência só a certeza de que Deus é fiel e cumpre a sua promessa de nos perdoar quando confessamos os nossos pecados (I João 1:9) e a certeza de que Jesus é o nosso advogado (I João 2:2). O verdadeiro cristianismo, então, não é uma religião de culpa, mas de perdão.

Esse ser que escraviza homens e mulheres a ele através do engano, já está vencido por Jesus, pois ele veio ao mundo para desfazer as obras do Diabo (I João 3:8) - o pecado que afasta de Deus, a condenação resultante do pecado, o medo da morte que escraviza.

Talvez você esteja se perguntando: Por que Jesus não veio destruir o próprio Diabo e não as suas obras? O Diabo não foi destruído por Deus porque ele não faz com que s suas criaturas deixem de existir. No entanto, cada criatura é julgada de acordo com as escolhas que faz, pois Deus as criou livres podendo escolher o bem e a comunhão com ele. A eliminação de Satanás eliminaria o direito do ser humano escolher entre o bem e o mal; eliminaria a sua liberdade do ser humano e ele seria qualquer outra coisa, menos um ser criado à imagem e semelhança de Deus (Genesis 1: 26,27): com vontade e possibilidade de realizar as suas escolhas.

A Bíblia deixa bem clara a seguinte verdade: Satanás já está derrotado por Jesus (Colosseses  2: 14-15; Hebreus 2:14-18; 1Pedro 3: 21-22)) e, no futuro, no dia do juízo final, será lançado definitivamente no inferno (Apocalipse 21: 1-3,10). Infelizmente, neste dia, muitos seres humanos também irão para o inferno embora este lugar tenha sido preparado apenas para o Diabo e seus anjos (Mateus 25:.41). As pessoas irão para este lugar de tormento porque escolheram não crer em Jesus e ao fazer esta opção condenaram-se à perdição eterna (João 3: 18-21).

A Bíblia também deixa claro que o ser humano, enquanto vive neste mundo, pode mudar o seu destino na eternidade: se ele está escravizado por Satanás e indo para o lugar preparado para ele, o ser humano pode arrepender-se do seu pecado e apenas crer que Jesus é quem disse ser e que pode fazer o que prometeu fazer. Dessa forma o ser humano muda o seu destino.

Nenhum comentário: